Páginas

domingo, 1 de julho de 2007

Começando... pelo começo!

MISSA em Cansanção (Bahia), por Flávio de Barros, 5 set. 1897. (Museu da República). Reprod. de Antônio Olavo.
retirada de www.euclides.site.br.com


Cansanção, muito antes de ser nome de lugar, é nome de uma planta da caatinga, urticosa, que queima a pele de mateiros distraídos.

Não conheço o motivo, mas em meados do século dezenove (XIX), um homem chamado Luís Gomes Buraqueira, resolveu se estabelescer em um pedaço de chão no sertão da Bahia, junto a seus parentes e aderentes, e deu-lhe esse mesmo nome : Cansanção. Segundo Euclides da Cunha em seu "Os Sertões", tratava-se de uma terra bastante fértil - e provavelmente fosse mesmo, já que não havia ali tão próximo algum rego d'água que sustentasse uma população maior por muito tempo.

Esse Gomes Buraqueira, bisavô de minha tataravó Rita, foi descrito por Euclides da Cunha como um homem hígido e lúcido aos "oitenta anos bem contados". Esse fica sendo o patriarca de Cansanção. Já pensei quando era garoto em escrever-lhe uma elegia mas desisti prontamente no dia em que soube que ele recebeu em sua casa, com uma missa, os soldados que destruíram Canudos, e que ainda lhes forneceu víveres! Fosse eu estaria do lado dos sertanejos de Canudos e receberia o Exército à bala! Provavelmente um descendente meu hoje não pudesse compor esse Blog.

Nenhum comentário: